Oscar Francisco Alves Junior
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Textos

Psicologia do Desenvolvimento Humano:

Teorias Psicológicas e Perguntas

Parte 4

 

Este texto foi elaborado com base nas apresentações dos acadêmicos de Psicologia da Estácio Unijipa na matéria Psicologia do Desenvolvimento Humano, utilizando minhas próprias anotações feitas em sala de aula, os slides dos grupos, o material disponibilizado pelo Centro Universitário Estácio e outras fontes pesquisadas.

O objetivo é oferecer uma visão introdutória sobre o assunto, destacando conceitos fundamentais e exemplos práticos que ajudam a ilustrar o conteúdo.

Ao final, há algumas questões para testar o aprendizado, que também são úteis para o treino de simulados e provas.

 

Anotações sobre as Principais Teorias do Desenvolvimento Humano

Perspectiva Psicanalítica

Freud e Erikson

Sigmund Freud é o pai da psicanálise e propôs que o desenvolvimento humano é impulsionado por forças inconscientes e conflitos internos, principalmente relacionados aos impulsos sexuais. Ele dividiu o desenvolvimento em cinco fases psicosexuais: oral, anal, fálica, latência e genital. Um exemplo clássico é o Complexo de Édipo, onde a criança nutre sentimentos inconscientes pelo genitor do sexo oposto.

Erik Erikson, por outro lado, expandiu as ideias de Freud e introduziu a teoria das etapas ou estágios psicossociais. Ele acreditava que o desenvolvimento ocorre ao longo de toda a vida, com cada etapa marcada por um conflito específico, como "confiança versus desconfiança" na infância. A resolução desses conflitos influencia o desenvolvimento futuro.  Etapas: 1) Confiança vs. Desconfiança (0-1) - Esperança; 2) Autonomia vx. Vergonha e Dúvida (1-3 anos) - Vontade; 3) Iniciativa vs. culpa (3-6 anos) - Propósito; 4) Indústria vs Inferioridade (6-12 anos) - Competência; 5) Identidade vs. Confusão de Papel (12-18 anos) - Fidelidade; 6. Intimidade vs. Isolamento (18-40 anos) - Amor; 7) Geração vs. Estagnação (40-65 anos) - Cuidado; 8) Integridade vs. Desespero - Sabedoria.

 

Perspectiva da Aprendizagem:

Pavlov, Skinner e Watson

Ivan Pavlov é conhecido pelo condicionamento clássico, onde um estímulo neutro (é passivo), quando associado a um estímulo incondicionado, começa a evocar uma resposta condicionada. Seu experimento mais famoso envolveu cães que salivavam ao ouvir uma campainha, pois associavam o som à comida.

B.F. Skinner desenvolveu o condicionamento operante, focando em como as consequências de um comportamento (é ativo e depende de consequências) afetam a probabilidade de sua repetição. Ele usou caixas de Skinner para demonstrar que recompensas aumentam a frequência de um comportamento, enquanto punições a diminuem.

John Watson, por sua vez, aplicou o condicionamento clássico ao comportamento humano, famoso por seu experimento com o pequeno Albert, onde uma criança desenvolveu medo de ratos brancos após associá-los a sons altos e assustadores.

Bandura

Albert Bandura introduziu a teoria da aprendizagem social, que destaca a importância de aprender através da observação e imitação dos outros. Ele demonstrou isso com o experimento do boneco Bobo, onde crianças que observaram adultos agindo agressivamente com o boneco também o fizeram quando tiveram a chance. Bandura enfatizou o papel da modelagem e da autoeficácia no desenvolvimento.

 

Perspectiva Cognitiva

Piaget e Vygotsky

Jean Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele acreditava que as crianças constroem ativamente seu entendimento do mundo através de experiências diretas. Por exemplo, no estágio pré-operacional, as crianças começam a usar símbolos, mas ainda não entendem a lógica concreta.

Lev Vygotsky, por outro lado, enfatizou a influência do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de "zona de desenvolvimento proximal", que é a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. Vygotsky acreditava que a interação social é crucial para o desenvolvimento cognitivo.

 

Perspectiva Evolucionista/Sociobiológica

Bowlby

John Bowlby desenvolveu a teoria do apego, argumentando que os laços emocionais entre uma criança e seus cuidadores têm uma base evolutiva, garantindo a sobrevivência. Ele sugeriu que um apego seguro proporciona uma "base segura" para a criança explorar o mundo. Por exemplo, uma criança que se sente segura com seus pais é mais propensa a explorar seu ambiente de forma confiante.

 

Perspectiva Contextual

Bronfenbrenner

Urie Bronfenbrenner propôs a teoria bioecológica, que vê o desenvolvimento humano como resultado da interação entre o indivíduo e vários sistemas ambientais. Ele descreveu esses sistemas como microssistema (família, escola), mesossistema (interações entre microssistemas), exossistema (ambientes indiretos, como o trabalho dos pais) e macrossistema (cultura e valores sociais). Por exemplo, as crenças culturais de uma sociedade podem afetar como as crianças são educadas.

 

Em resumo, essas teorias oferecem diferentes lentes através das quais podemos entender o desenvolvimento humano, cada uma destacando aspectos únicos do crescimento e mudança ao longo da vida.

 

Perguntas:

          Ao final deste texto, elaborei algumas perguntas para ajudar na avaliação da compreensão do conteúdo. Elas podem ser utilizadas como uma ferramenta de estudo adicional para simulados e provas.

          Todas as questões contam com gabarito logo em seguida.

          Espero que tanto o texto quanto as perguntas sejam úteis para você.

          Bons estudos!

          Fique à vontade para deixar seu feedback nos comentários.

 

Vamos treinar ?

 

1. Psicanalista - Freud e Erikson

  1. Qual é o foco principal da teoria psicanalítica de Freud?
    a) Conflitos inconscientes e estágios psicosexuais
    b) Desenvolvimento cognitivo
    c) Desenvolvimento psicossocial
    d) Comportamento observável

    Gabarito: a)
     

  2. Qual estágio do desenvolvimento psicossocial de Erikson é caracterizado pelo conflito entre "confiança vs. desconfiança"?
    a) Adolescência
    b) Primeira infância
    c) Idade adulta
    d) Segunda infância

    Gabarito: b)
     

  3. Qual dos seguintes conceitos é central na teoria de Erikson?
    a) Condicionamento operante
    b) Estágios psicosexuais
    c) Crises psicossociais
    d) Reforço positivo

    Gabarito: c)
     

  4. Freud propôs que a personalidade é composta por três estruturas. Qual das opções abaixo não é uma delas?
    a) Id
    b) Ego
    c) Superego
    d) Persona

    Gabarito: d)
     

  5. Qual estágio do desenvolvimento de Freud está associado ao complexo de Édipo?
    a) Fálico
    b) Oral
    c) Anal
    d) Latência

    Gabarito: a)
     

  6. Erikson expandiu a teoria de Freud ao incluir estágios que se estendem até a vida adulta. Qual é o último estágio de Erikson?
    a) Generatividade vs. estagnação
    b) Integridade vs. desespero
    c) Identidade vs. confusão de papéis
    d) Autonomia vs. vergonha e dúvida

    Gabarito: b)
     

  7. Qual é a principal diferença entre as teorias de Freud e Erikson?
    a) Freud focou no desenvolvimento cognitivo, enquanto Erikson focou no desenvolvimento moral.
    b) Freud e Erikson compartilharam exatamente os mesmos estágios de desenvolvimento.
    c) Freud enfatizou estágios psicosexuais, enquanto Erikson enfatizou crises psicossociais ao longo da vida.
    d) Erikson rejeitou completamente as ideias de Freud.
    Gabarito: c)
     

  8. Na teoria de Erikson, qual é o foco principal durante a adolescência?
    a) Confiança vs. desconfiança
    b) Iniciativa vs. culpa
    c) Generatividade vs. estagnação
    d) Identidade vs. confusão de papéis
    Gabarito: d)
     

  9. Freud acreditava que a energia psíquica era centrada em diferentes zonas erógenas ao longo dos estágios de desenvolvimento. Qual estágio está relacionado à independência e controle?
    a) Anal
    b) Oral
    c) Fálico
    d) Genital

    Gabarito: a)
     

  10. Erikson introduziu o conceito de "virtudes" que emergem de cada estágio psicossocial. Qual virtude está associada ao estágio de "iniciativa vs. culpa"?
    a) Esperança
    b) Propósito
    c) Vontade
    d) Competência

    Gabarito: b)


2. Aprendizagem - Pavlov, Skinner e Watson

  1. Qual conceito é mais associado a Pavlov?
    a) Condicionamento clássico
    b) Condicionamento operante
    c) Reforço positivo
    d) Modelagem

    Gabarito: a)
     

  2. O que Skinner introduziu como uma técnica para aumentar a probabilidade de um comportamento?
    a) Condicionamento clássico
    b) Reforço
    c) Estímulo neutro
    d) Extinção

    Gabarito: b)
     

  3. Qual é o foco principal das teorias de aprendizagem de Watson?
    a) Processos inconscientes
    b) Desenvolvimento cognitivo
    c) Comportamento observável
    d) Crises psicossociais

    Gabarito: c)
     

  4. Qual dos seguintes é um exemplo de condicionamento clássico?
    a) Um aluno recebe uma estrela dourada por bom comportamento.
    b) Uma criança aprende a andar de bicicleta.
    c) Um adulto resolve um quebra-cabeça.
    d) Um cão saliva ao ouvir um sino associado à comida.

    Gabarito: d)
     

  5. Skinner é conhecido por usar qual dispositivo em seus experimentos de condicionamento operante?
    a) Caixa de Skinner
    b) Labirinto de T-maze
    c) Estudo de caso
    d) Teste de Rorschach

    Gabarito: a)
     

  6. Qual é a principal diferença entre condicionamento clássico e operante?
    a) O condicionamento clássico envolve reforço, enquanto o operante envolve punição.
    b) O condicionamento clássico é passivo, enquanto o operante é ativo e depende de consequências.
    c) O condicionamento operante é apenas para animais, enquanto o clássico é para humanos.
    d) Ambos são idênticos em termos de processo.

    Gabarito: b)
     

  7. Watson é famoso por qual experimento que demonstrou o condicionamento de respostas emocionais?
    a) Experimento do cão de Pavlov
    b) Experimento da caixa de Skinner
    c) Experimento do pequeno Albert
    d) Experimento da prisão de Stanford

    Gabarito: c)
     

  8. Em termos de condicionamento operante, o que é um reforço negativo?
    a) A introdução de um estímulo aversivo para diminuir um comportamento.
    b) A introdução de um estímulo positivo para aumentar um comportamento.
    c) A remoção de um estímulo positivo para diminuir um comportamento.
    d) A remoção de um estímulo aversivo para aumentar a probabilidade de um comportamento.

    Gabarito: d)
     

  9. Qual é o papel do "estímulo neutro" no condicionamento clássico?
    a) É um estímulo que inicialmente não provoca resposta, mas pode se tornar um estímulo condicionado.
    b) É um estímulo que já provoca uma resposta automática.
    c) É um estímulo que sempre provoca uma resposta negativa.
    d) É um estímulo que nunca provoca qualquer resposta.

    Gabarito: a)
    Explicação:
      No condicionamento clássico, o "estímulo neutro" inicialmente não provoca resposta, mas, ao ser associado repetidamente a um estímulo incondicionado, pode se tornar um estímulo condicionado, gerando a mesma resposta. Essa teoria foi desenvolvida por Ivan Pavlov, que demonstrou que um estímulo neutro, como o som de uma campainha, ao ser associado a um estímulo incondicionado, como a comida, pode levar à resposta condicionada, como a salivação dos cães, mesmo sem a presença do estímulo original.

     

  10. Qual técnica Skinner usou para moldar o comportamento de ratos em seus experimentos?
    a) Condicionamento clássico
    b) Modelagem
    c) Reforço diferencial
    d) Extinção

    Gabarito: b)
    Explicação: 
    B.F. Skinner usou a **modelagem**, reforçando aproximações sucessivas de um comportamento até que o comportamento desejado fosse alcançado.

3. Aprendizagem - Bandura

  1. Qual é o conceito central da teoria de aprendizagem social de Bandura?
    a) Observação e imitação
    b) Condicionamento operante
    c) Condicionamento clássico
    d) Desenvolvimento psicossocial

    Gabarito: a)
     

  2. Bandura é conhecido por qual experimento famoso?
    a) Experimento do pequeno Albert
    b) Experimento do boneco Bobo
    c) Experimento da caixa de Skinner
    d) Experimento do labirinto de ratos

    Gabarito: b)
     

  3. Qual é o papel da "autoeficácia" na teoria de Bandura?
    a) É a crença na capacidade de controlar eventos externos.
    b) É a crença de que o comportamento é determinado exclusivamente por fatores externos.
    c) É a crença na capacidade de executar comportamentos necessários para produzir resultados específicos.
    d) É a ausência de crença em habilidades pessoais.

    Gabarito: c)
     

  4. Qual dos seguintes é um exemplo de aprendizagem observacional?
    a) Um aluno resolve uma equação matemática sozinho.
    b) Um cão aprende a sentar após receber um petisco.
    c) Um adulto aprende a cozinhar lendo um livro de receitas.
    d) Uma criança aprende a falar assistindo aos pais.
    Gabarito: d)
     

  5. Na teoria de Bandura, o que é "modelagem"?
    a) Aprender observando e imitando o comportamento de outro.
    b) Reforçar um comportamento desejado.
    c) Punir um comportamento indesejado.
    d) Condicionar uma resposta automática.

    Gabarito: a)
     

  6. Qual é a principal diferença entre a teoria de aprendizagem social de Bandura e o condicionamento operante de Skinner?
    a) Bandura enfatiza a importância do reforço, enquanto Skinner enfatiza a observação.
    b) Bandura considera a aprendizagem como um processo cognitivo que ocorre em um contexto social, enquanto Skinner foca em associações entre comportamento e consequências.
    c) Ambos são idênticos em termos de princípios e aplicações.
    d) Bandura rejeita completamente a ideia de reforço e punição.

    Gabarito: b)
     

  7. Qual é o conceito de "determinismo recíproco" na teoria de Bandura?
    a) A ideia de que o ambiente determina completamente o comportamento.
    b) A ideia de que o comportamento determina completamente o ambiente.
    c) A interação entre comportamento, fatores pessoais e ambientais na determinação do comportamento.
    d) A ideia de que o comportamento é fixo e não pode ser mudado.

    Gabarito: c)
     

  8. Bandura introduziu o conceito de "reforço vicário". O que isso significa?
    a) Aprender através das consequências diretas de um comportamento.
    b) Aprender sem qualquer tipo de reforço ou punição.
    c) Reforçar um comportamento indesejado para eliminá-lo.
    d) Aprender observando as consequências do comportamento de outros.
    Gabarito: d)
     

  9. Como a autoeficácia influencia o comportamento, de acordo com Bandura?
    a) Pessoas com alta autoeficácia acreditam que podem influenciar eventos e são mais persistentes diante de desafios.
    b) Pessoas com alta autoeficácia são mais propensas a evitar desafios.
    c) Autoeficácia não tem impacto significativo no comportamento.
    d) Pessoas com baixa autoeficácia são mais propensas a buscar novos desafios.

    Gabarito: a)
     

  10. Qual é a relação entre "atenção" e "aprendizagem observacional" na teoria de Bandura?
    a) Atenção não é necessária para a aprendizagem observacional.
    b) Atenção é crucial, pois determina o que será observado e imitado.
    c) Atenção é importante apenas para o condicionamento operante.
    d) Atenção é irrelevante, pois a aprendizagem ocorre automaticamente.

    Gabarito: b)


4. Cognitiva - Piaget e Vygotsky

  1. Qual é o foco principal da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget?
    a) Estágios de desenvolvimento cognitivo
    b) Aprendizagem social
    c) Reforço e punição
    d) Crises psicossociais

    Gabarito: a)
     

  2. Qual é o estágio de desenvolvimento cognitivo de Piaget em que a criança começa a usar o pensamento lógico concreto?
    a) Sensório-motor
    b) Operacional concreto
    c) Pré-operacional
    d) Operacional formal

    Gabarito: b)
     

  3. Qual conceito de Vygotsky destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo?
    a) Condicionamento operante
    b) Estágios psicosexuais
    c) Zona de desenvolvimento proximal
    d) Reforço vicário

    Gabarito: c)
     

  4. O que Piaget quis dizer com "esquemas"?
    a) Regras sociais que as crianças devem seguir.
    b) Comportamentos observáveis que são reforçados.
    c) Conflitos inconscientes que afetam o desenvolvimento.
    d) Estruturas mentais que ajudam a organizar e interpretar informações.
    Gabarito: d)
     

  5. Qual dos seguintes é um exemplo de "assimilação" na teoria de Piaget?
    a) Aplicar um esquema existente a uma nova situação sem modificá-lo.
    b) Modificar um esquema existente para incorporar novas informações.
    c) Criar um novo esquema a partir do zero.
    d) Rejeitar novas informações que não se encaixam em esquemas existentes.

    Gabarito: a)
     

  6. Qual é a diferença principal entre as teorias de Piaget e Vygotsky sobre o desenvolvimento cognitivo?
    a) Piaget enfatiza a importância da interação social, enquanto Vygotsky foca nos estágios individuais de desenvolvimento.
    b) Vygotsky enfatiza a importância da interação social e cultural, enquanto Piaget foca nos estágios de desenvolvimento cognitivo individual.
    c) Ambos têm exatamente a mesma abordagem para o desenvolvimento cognitivo.
    d) Piaget rejeita a ideia de estágios de desenvolvimento, enquanto Vygotsky os aceita.

    Gabarito: b)
     

  7. Na teoria de Vygotsky, o que é a "zona de desenvolvimento proximal"?
    a) O nível de desenvolvimento que uma criança já alcançou.
    b) A capacidade inata de uma criança de aprender sem ajuda.
    c) O nível de desenvolvimento que uma criança pode alcançar com a ajuda de um adulto ou colega mais capaz.
    d) A fase final de desenvolvimento cognitivo.

    Gabarito: c)
     

  8. Qual é um exemplo de "acomodação" na teoria de Piaget?
    a) Aplicar um esquema existente a uma nova situação sem modificá-lo.
    b) Rejeitar novas informações que não se encaixam em esquemas existentes.
    c) Criar um novo esquema a partir do zero.
    d) Modificar um esquema existente para incorporar novas informações.
    Gabarito: d)
     

  9. Como Vygotsky vê o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo?
    a) A linguagem é crucial para o desenvolvimento cognitivo, pois facilita o pensamento e a aprendizagem através da interação social.
    b) A linguagem é apenas uma ferramenta de comunicação e não afeta o desenvolvimento cognitivo.
    c) A linguagem é menos importante do que o reforço no desenvolvimento cognitivo.
    d) A linguagem é irrelevante para o desenvolvimento cognitivo.

    Gabarito: a)
     

  10. Qual é o estágio final do desenvolvimento cognitivo de Piaget, caracterizado pela capacidade de pensamento abstrato e lógico?
    a) Sensório-motor
    b) Operacional formal
    c) Pré-operacional
    d) Operacional concreto

    Gabarito: b)
     

5. Evolucionista/Sociobiológica - Bowlby

  1. Qual é o foco principal da teoria do apego de Bowlby?
    a) Importância dos laços emocionais entre a criança e o cuidador
    b) Condicionamento operante
    c) Desenvolvimento cognitivo através de estágios
    d) Reforço e punição

    Gabarito: a)
     

  2. Qual é o conceito central da teoria de Bowlby sobre o apego?
    a) Os laços emocionais são irrelevantes para o desenvolvimento.
    b) O apego é um processo inato e evolutivo que aumenta a sobrevivência.
    c) O apego é determinado exclusivamente por fatores culturais.
    d) O apego só se desenvolve na adolescência.

    Gabarito: b)
     

  3. Bowlby sugeriu que o apego seguro em crianças leva a quais resultados na vida adulta?
    a) Problemas de relacionamento e desconfiança.
    b) Dependência excessiva dos outros.
    c) Maior independência e relacionamentos saudáveis.
    d) Isolamento social e emocional.

    Gabarito: c)
     

  4. Qual é o período crítico para o desenvolvimento do apego, segundo Bowlby?
    a) Adolescência
    b) Vida adulta
    c) Terceira infância
    d) Primeira infância
    Gabarito: d)
     

  5. Qual é o papel dos "modelos internos de trabalho" na teoria de Bowlby?
    a) Eles são esquemas mentais que influenciam expectativas e interações sociais futuras.
    b) Eles são irrelevantes para o desenvolvimento do apego.
    c) Eles são apenas um reflexo das experiências de aprendizagem.
    d) Eles são estáticos e não mudam ao longo da vida.

    Gabarito: a)
     

  6. Qual é a principal diferença entre a teoria do apego de Bowlby e as teorias de aprendizagem?
    a) Bowlby rejeita a ideia de que o comportamento é influenciado por fatores biológicos.
    b) Bowlby foca na evolução e biologia, enquanto as teorias de aprendizagem focam no comportamento observável e consequências.
    c) Bowlby enfatiza o reforço, enquanto as teorias de aprendizagem enfatizam os laços emocionais.
    d) Ambos têm a mesma abordagem para o desenvolvimento humano.

    Gabarito: b)
     

  7. Como os "modelos internos de trabalho" afetam o comportamento futuro, segundo Bowlby?
    a) Eles não têm impacto significativo no comportamento futuro.
    b) Eles são completamente modificáveis em qualquer ponto da vida.
    c) Eles servem como base para expectativas e interações sociais futuras, influenciando como uma pessoa se relaciona com os outros.
    d) Eles apenas afetam o comportamento durante a infância.

    Gabarito: c)
     

  8. De acordo com Bowlby, qual é a consequência de um apego inseguro na infância?
    a) Desenvolvimento de resiliência emocional.
    b) Nenhuma consequência significativa para o desenvolvimento futuro.
    c) Desenvolvimento de habilidades sociais superiores.
    d) Maior probabilidade de problemas emocionais e de relacionamento na vida adulta.
    Gabarito: d)
     

  9. Qual é o papel da "base segura" na teoria do apego de Bowlby?
    a) Uma figura de apego que proporciona segurança emocional, permitindo que a criança explore o ambiente.
    b) Um lugar físico onde a criança se sente segura.
    c) Uma técnica de aprendizagem utilizada para ensinar novas habilidades.
    d) Um conceito irrelevante para o desenvolvimento do apego.

    Gabarito: a)
     

  10. Bowlby propôs que o apego tem uma função evolutiva. Qual é essa função?
    a) Facilitar o aprendizado de novas habilidades.
    b) Garantir a sobrevivência da criança ao promover proximidade com o cuidador.
    c) Estabelecer hierarquias sociais.
    d) Promover a independência desde o nascimento.

    Gabarito: b)
     

6. Contextual - Bronfenbrenner

  1. Qual é o foco principal da teoria bioecológica de Bronfenbrenner?
    a) A interação entre o indivíduo e os múltiplos níveis de seu ambiente.
    a) O desenvolvimento cognitivo através de estágios.
    c) O condicionamento operante.
    d) O desenvolvimento psicossocial através de crises.

    Gabarito: a)
     

  2. Qual dos seguintes sistemas é o mais próximo do indivíduo na teoria de Bronfenbrenner?
    a) Macrossistema
    b) Microssistema
    c) Exossistema
    d) Mesossistema

    Gabarito: b)
     

  3. Qual sistema na teoria de Bronfenbrenner envolve interações diretas com a família e a escola?
    a) Macrossistema
    b) Exossistema
    c) Microssistema
    d) Mesossistema

    Gabarito: c)
     

  4. O que é o macrossistema na teoria de Bronfenbrenner?
    a) O ambiente imediato da criança, como família e escola.
    b) As interações entre diferentes partes do ambiente imediato.
    c) Eventos e decisões que ocorrem em contextos indiretos.
    d) As influências culturais e sociais mais amplas que afetam o indivíduo.
    Gabarito: d)
     

  5. Qual sistema inclui as interações entre diferentes microssistemas, por exemplo as relações entre a escola e a família, segundo Bronfenbrenner?
    a) Mesossistema
    b) Microssistema
    c) Exossistema
    d) Macrossistema

    Gabarito: a)
     

  6. Como Bronfenbrenner descreve o exossistema?
    a) Como o ambiente mais próximo ao indivíduo, incluindo família e amigos.
    b) Como contextos que não incluem o indivíduo diretamente, mas que ainda assim o afetam.
    c) Como a cultura e as leis de uma sociedade.
    d) Como a interação entre diferentes ambientes imediatos.

    Gabarito: b)
     

  7. Qual é o papel do "cronossistema" na teoria de Bronfenbrenner?
    a) Envolve interações entre diferentes ambientes imediatos.
    b) Inclui influências culturais e sociais mais amplas.
    c) Refere-se a mudanças e transições no tempo que influenciam o desenvolvimento.
    d) Descreve o ambiente imediato da criança.

    Gabarito: c)
     

  8. Na teoria de Bronfenbrenner, qual sistema é influenciado por mudanças culturais e sociais ao longo do tempo?
    a) Microssistema
    b) Mesossistema
    c) Exossistema
    d) Macrossistema

    Gabarito: d)
     

  9. Qual é a principal crítica à teoria de Bronfenbrenner?
    a) É complexa e difícil de aplicar em pesquisas práticas.
    b) É muito focada em estágios de desenvolvimento.
    c) Não considera as influências culturais no desenvolvimento.
    d) Ignora o papel dos fatores biológicos no desenvolvimento.

    Gabarito: a)
     

  10. Como o mesossistema afeta o desenvolvimento, segundo Bronfenbrenner?
    a) Através de influências culturais amplas.
    b) Por meio de interações entre diferentes ambientes imediatos do indivíduo, como a relação entre família e escola.
    c) Através de eventos e decisões em contextos indiretos.
    d) Por meio de mudanças e transições ao longo do tempo.

    Gabarito: b)

Oscar Francisco Alves Junior
Enviado por Oscar Francisco Alves Junior em 30/09/2024
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